Projeto 2ª Mostra Cultural – A cultura como identidade local – turmas de 2º ano do turno matutino da Ejorb

Contato: Prof. de Arte da Ejorb, Bell Paixão (bellpaixao.ac@gmail.com), aulas às 3ª, 4ª e 6ª, pela manhã.

Você sabe o que é mata gato? Na Sobral vendem o kit!  Para saber esses detalhes e muito mais, coisas que se vê somente na Sobral, a professora Bell Paixão propôs aos seus alunos do 2º ano da Ejorb fazer um levantamento histórico da localidade e adjacências; eles viraram investigadores entusiasmados.  A intenção é mostrar influências que atingem quem mora nesse perímetro, tanto a dimensão positiva quanto a negativa. O bairro pode mostrar sua face violenta, mas também tem uma infraestrutura incomparável a muitas localidades de Rio Branco. Interessa saber como o bairro surgiu, qual a origem do nome, o que havia antes, quem é Mathias, do barracão, Lídia Hammes, restaurante popular, o porquê do OSMAC no bairro, enfim, uma cartografia geral.

Para dar visibilidade ao conteúdo construído na investigação, as turmas estão construindo, com o apoio do NTE de Rio Branco e usando ferramentas da plataforma Educacional - Educ – PARA CRIAR (http://educ.see.ac.gov.br/para-criar), blogs (blogspot) para publicar suas análises; as fotos de cenários e inusitados achados em álbuns (blogiff); áudios (Soundcloud) de entrevistas com os moradores antigos; personagens do bairro - alguns famosos do bem, alguns do mal; tudo isso está sendo um exercício de criatividade que também está promovendo reencontros de gerações, os avós mostrando o amor pelo bairro em que moram a vida toda; os jovens se descobrindo como pessoas e enxergando que a periferia pode também impor moda, vontade política e eles podem ajudar a desconstruir estereótipos que foram impostos pela sociedade que apenas percebe o local como uma periferia violenta. Mas, agora poderão conhecer seus encantos através do olhar dos meninos da Ejorb.

Os blogs são:
 
 

9 comentários:

  1. Um projeto maravilhoso, pois além de envolver os alunos e buscar um novo olhar para a Baixada do Sol,podemos mostrar uma nova percepção, longe de preconceitos e esteriótipos.

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabalho! Sem dúvida, devemos valorizar a cultura local, bem como a diversidade que nos rodeia...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Um povo que sabe de suas origens, que sabe o seu potencial é um povo com uma identidade cultural.Parabéns a professora pela iniciativa e parabéns aos alunos pelo afinco.

    Lia Araújo

    ResponderExcluir
  5. É gratificante ser aluna da ejorb

    ResponderExcluir
  6. Ejorb sempre inovando a criatividade

    ResponderExcluir
  7. Foi um dia de grande importância, pois nos alunos podemos adquirir mais conhecimento sobre as mais diversas culturas e principalmente a cultura local.

    ResponderExcluir