Povo Arteiro

Você sabe o que é ?

Performances e Happenings


São ações artísticas que podem misturar várias linguagens, fizeram parte das propostas de Cage e do Fluxus como novas maneiras de se fazer Arte.

Performance pode misturar várias linguagens, costuma se elaborada e planejada, e nem sempre conta com a participação direta do público. 
O corpo do artista costuma ser o foco da ação, ele é a Obra.

Happening, palavra que pode ser traduzida do inglês como "Acontecimento", é um termo criado pelo artista Allan Kaprow (1927-2006) para designar um tipo de ação artística flexível, em que a espontaneidade e o acaso são assumidos pela obra.

Na Semana do dia 21 a 25 de Setembro, tivemos na  EJORB (Escola José Ribamar Batista) , a Semana "Além das Palavras" com Turmas do 1°, 2° e 3°anos, com os Temas: . Foi Uma experiência maravilhosa, tanto pra mim (professora) como para os  alunos.
Todas as Turmas estão de Parabéns!!!

Orgulho Define! #Arte é Vida!




"Eu sabia que ainda ia presenciar, em vida, um momento como esse!
Meu coração explode de felicidade ao ver uma escola onde alunos, professores e funcionários reconhecem a importância da arte na formação de nossos jovens!
Arte é conteúdo obrigatório!
Arte é garantida por lei como um direito dos educandos!
ARTE é tão importante quanto as outras disciplinas!
Fui clara? Kkkkk

Não vou postar as fotos incríveis que tirei aqui, no EJORB!
Vou esperar que a professora de TEATRO faça a postagem. Aí, eu compartilho com vocês!
Parabéns, Bell Paixão!
Você é "arregaçada", menina!

Os alunos, em total organização e ousadia, experimentam a PERFORMANCE, bem na hora do recreio, alimentando a todos com pura arte!" 
(Comentário de Marília Bomfim, Professora, Gestora e Monitora do Curso de Teatro da UNB)

Fotos: Éder Victor/ Bell Paixão/Liliane Silva


























































































































































































































































































































































































































































































2016

 

I Mostra de Valorização Cultural – “Meu Olhar”

No dia 22 de abril deste ano, a Escola Estadual José Ribamar Batista – EJORB, realizou nas dependências da Escola, uma Mostra de Valorização Cultural, através da Professora de Artes, Bell Paixão - Professora Formada em Teatro pela Universidade de Brasília.
Foi trabalhada nessa I Mostra Cultural, o resultado das pesquisas feitas pelos alunos do 1°, 2° e 3° anos.
Os alunos do 1° ano, fizeram uma pesquisa sobre a “Gordinha da Maternidade”, estátua que fica em frente à Maternidade Bárbara Heliodora, onde colheram informações, sobre a autora, sua inspiração e motivos. Como atividade prática, colocaram a mão na massa e voltaram às Origens da Arte Visual.
Os alunos do 2° ano, fizeram uma pesquisa das principais Comunidades e Tribos Indígenas da Região Norte, escolhendo uma entre elas para representar com seus elementos valiosos e significativos. Tivemos até um representante legítimo da tribo HuniKuin - NinawaHunikuin - presidente da FEPHAC.
Os alunos do 3° ano, fizeram Arte Conceitual Contemporânea, com apropriação de elementos e incluíram um Mito ou Lenda Regional, que foi a pesquisa feita por eles, em uma história criada pelos próprios alunos.

“São autores, que me orgulharam muito, causando emoção e surpreendendo a cada detalhe. E olha que não foram poucos! Estão de Parabéns! Meu coração é só orgulho! Obrigada a todos por se jogarem nessa loucura!
Bell Paixão




Impressão – Feira Cultural do dia 22 de abril de 2016

 O que há de justo a ser dito é que foi dentre mitos e heróis e misticismo e realismo que nasceram, ou melhor, ascenderam, descendentes da mescla do folclore, culturas e criações das nada-menos-que-pertinentes mentes dos alunos, as manifestações da Feirado dia 22. A diversidade e pluralidade de perspectivas singularizou cada apresentação, cada performance ou manifestação, tanto as assinaladas pelo afã das coreografias, quanto as profundas performances estáticas. Simbolistas, contemporâneas, antropofágicas, intrínsecas, efêmeras, críticas e vorazes; cada parte envolveu-se com tudo o que tinha e transcendeu para encarnar personificação das criações. O pleonasmo que seja condescendente, pois é sem receio que brado: a impressão? Foi impressionante!
 O processo de criação foi demasiado crucial para ser omitido, como observador e participante descrevo sem dúvida o quão incrível foi assistir o crescimento do projeto. Desde as introduções à arte contemporânea, interpretação, até o processo de criação e o estudo da cultura, do folclore. Todo o processo até o desfecho no dia 22 foi marcado pela aglomeração de ideias, conceitos, a riqueza da diversidade da cultura, da história.
 Assim se deu, depois de todo o processo, na efemeridade da oportunidade,o desenlace da nossa história na célebre consumação da Feira Cultural. A celebração da diversidade cultural, da pluralidade ideológica, da arte como sumo instrumento do protesto e da crítica. Uma sublime exortação do poder social e transformador da arte nas jovens e gratas mentes participantes de toda essa ação.  

                                                            Cláudio Roberto P. D. Junior
                                                                Aluno no 3° ano - Manhã







17 comentários:

  1. Muito legal, uma esperiência muito boa.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal, uma esperiência muito boa.

    ResponderExcluir
  3. Muito legal, uma esperiência muito boa.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que participar dessa “Semana da Performance” foi uma das melhores experiências que tive durante todo ensino médio. Me diverti, me soltei, me relacionei mais ainda com meus amigos, mas a principal coisa foi o conhecimento obtido, já que foram tratadas várias formas de preconceito. Parabéns a toda equipe gestora por tal evento, mas um "CARA MANO, PARABÉNS" especial para a professora Bell Paixão, que conseguiu tornar tudo isso realidade, conseguiu fazer uma coisa que não via fazia muito tempo: expressão artística feita por adolescentes. Enfim, parabéns galera, EJORB já é símbolo de lacração! hahaha

    ResponderExcluir
  5. Esta semana foi Especial! Momento único , oportunidade fantástica de implantar o gostinho pela ARTE! Semana "Além das Palavras' - Foi um Sucesso! Foi surpreendente! Estou encantada com o Sucesso e Capacidade dos Alunos! (Bell Paixão - Professora de Arte)

    ResponderExcluir
  6. O projeto foi maravilhoso, nós deu a oportunidade de expressar sentimentos pela arte, podendo abordar temas sociais. Parabéns para a Professora Bell Paixão e a direção da escola.
    Gustavo Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns por toda a emoção derramada em nossas almas! Gratidão!

      Excluir
  7. Foi incrível participar disso tudo, uma experiência maravilhosa e diferente de tudo que estávamos acostumados a fazer. Creio que conseguimos deixar uma mensagem e espero que tenha mais projetos assim na Ejorb nos próximos anos.

    ResponderExcluir
  8. cara eu ameiii demais,foi uma experiência incrível, professora Bell P. Parabéns foii um trabalho espetacular,ameii ter tido o prazer de participar,espero q ano que vem tenha maiis! ^^
    by;Emilly O.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero! Que sejamos inundados de Arteeeeee! Um prazer estar com vcs!

      Excluir
  9. Participar desse momento foi algo muito importante, foi onde tivemos a oportunidade de demostrar nossos sentimentos em defesas de todos que de alguma maneira acabam sofrendo com tantos preconceitos de várias formas e etc.
    Cada um escolhe ser o que deseja nosso dever é só respeitar. Afinal pra que tanta indiferença se somos todos iguais! A arte nos faz mais feliz é com ela que damos sentindo na vida. Professora Bell paixão você nos faz acreditar que somos capazes quando mais ninguém acredita em nossa capacidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa mais linda de se ler! Emoção é imensa na alma! Realizada! Orgulho de todos! Gratidão

      Excluir
  10. O projeto foi um espetáculo, uma experiência impar para os alunos e equipe. Na semana da performance todos estavam ansiosos pelas próximas apresentações, alunos eufóricos. Uma linguagem diferente com uma reflexão surpreendente e cada sacada melhor do que a outra. Parabéns.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Professora Lília né, minha 'Lindinha' obrigada pela força, por toda ajuda e claro pela companhia. Vc é demais!

      Excluir
  11. A semana "Além das palavras" realizada pela profa. Bell e alunos foi maravilhosa, verdadeira descoberta de talentos, surpreendente!!!! Parabéns a todos.
    Fatima Suzuki

    ResponderExcluir
  12. O mais emocionante de tudo isso, é saber que o processo foi vivido com intensidade! Obrigada por tanta sensibilidade! Que delícia ver tudo isso! #Arteévidaaaaaa

    ResponderExcluir